Planejamento de processo inteligente: o de etiquetas

Mesmo com a evolução da tecnologia e dos fluxos de trabalho, ainda existem muitos fabricantes de pneus e centros de distribuição que dependem do trabalho manual para a aplicação de etiquetas para talão e banda de rodagem. À medida que a mudança em direção à Indústria 4.0 continua, mais e mais fabricantes mundiais estão considerando o uso de sistemas automatizados em seus processos. A nossa equipe de engenheiros de automatização reuniu uma lista de cinco perguntas a serem feitas caso lhe interesse a aplicação automatizada de etiquetas.

1. Como a automatização de etiquetagem afetará os processos existentes?

Os sistemas automatizados de aplicação de etiquetas para talão ou banda de rodagem são frequentemente implementados com a intenção de reduzir drasticamente ouaté mesmo substituir completamente o trabalho manual, sem que haja a necessidade de implementar outros processos. Ou seja, um plano de integração adequado, que considera fatores como as velocidades existentes do fluxo de trabalho, as metas de rendimento, a conectividade e comunicação de dados e a conexão do sistema é fundamental para garantir que a automatização de etiquetagem não substitua um processo pelo outro mas possa eventualmente reduzir o número de processos independentes.

2. A automatização de etiquetagem pode melhorar a eficiência de todo o processo?

A substituição dos processos de aplicação de etiquetas manuais por aqueles automatizados fornece benefícios instantâneos em termos de consistência, precisão e redução da responsabilidade legal. Além disso, uma estratégia de automatização de etiquetagem bem planejada deve visar a eficientes velocidades de aplicação, rendimentos e fluxos de trabalho gerais. Ao levar em consideração os processos existentes, as velocidades do sistema, a comunicação e os desafios atuais, a obtenção dos benefícios associados a um sistema automatizado de aplicação de etiquetas será garantida.

3. A automatização de etiquetagem pode melhorar a qualidade geral?

Não é de surpreender que qualquer processo manual que venha a ser substituído por um sistema automatizado será mais preciso e consistente. A margem de colocação das etiquetas será mais precisa, o rendimento será mais consistente e, como resultado, o planejamento e a previsibilidade serão mais eficazes. Além das melhorias básicas, outros benefícios trazidos pela automatização incluem o aperfeiçoamento da imagem da marca e a precisão dos dados variáveis, ambos resultantes de uma melhor comunicação entre o sistema de etiquetagem para talão e o sistema de etiquetagem para banda de rodagem. Quando cada pneu pode ser facilmente identificado e contabilizado, ocorre uma melhoria na qualidade geral da linha de fabricação.

4. A automatização de etiquetagem pode reduzir os custos?

Especialmente quando se trata de adotar uma estratégia de etiquetagem para o cumprimento da legislação vigente, justifica-se optar por um sistema de automatização de etiquetagem por ser econômico. A redução ou a eliminação dos custos associados à integração, à mão-de-obra e à responsabilidade legal, assim como o melhoramento da precisão e da eficiência podem, emalguns casos, levar ao retorno sobre investimento em menos de um ano. Além de considerar o plano de negócios atual, você também deve pensar no futuro da sua empresa e em como as suas linhas de fabricação evoluirão para permanecerem enxutas e competitivas. A redução do retrabalho e do refugo resultante de erro humano também deve ser considerada ao escolher uma estratégia de automatização de etiquetagem.

5. A automatização de etiquetagem pode economizar espaço?

Não é um segredo que a maioria das fábricas e dos centros de distribuição de pneus enfrentam um grande desafio em relação à capacidade física das suas instalações. Considere a questão doespaço ao escolher a sua estratégia de automatização de etiquetagem, pois sistemas compactos como a Automatização de Etiquetagem para Banda de Rodagem da Chromaffix podem ser facilmente integrados diretamente às suas correias transportadoras sem ocupar espaço extra. Além disso, ter uma parceira de automatização de etiquetagem que forneça uma avaliação prévia de espaço—para planejar a integração do sistema de acordo com as restrições das suas instalações e a disposição da sua linha de produção—fará com que o seu fluxo de trabalho seja projetado para ser eficiente e enxuto.

Se você está pensando em implementar um sistema de automatização de etiquetagem para talão ou banda de rodagem, associe-se a uma empresa líder na indústria que garantirá a maximização dos benefícios do seu investimento. Para saber mais ou discutir o seu projeto com um dos nossos especialistas em automatização de etiquetagem de pneus, entre em contato com a Computype ainda hoje.

A automatização de etiquetagem para talão e banda de rodagem fornece benefícios tangíveis