O que é um aplicador automático de etiquetas? Descrição detalhada.

Aqui na Computype, uma das perguntas mais freqüentes dos nossos clientes é: “O que exatamente é um aplicador de etiquetas e o que ele faz?”

A simplicidade da nossa resposta pode surpreendê-lo. Em sua forma mais básica, os aplicadores de etiquetas fazem exatamente isso: eles aplicam etiquetas automaticamente em pneus, frascos, placas de circuito ou quaisquer outros ativos. Eles podem reduzir muito ou mesmo substituir a etiquetagem manual. No entanto, determinar que tipo de aplicador é melhor para você, considerando a sua empresa, os seus objetivos e o seu processo de fabricação, pode não ser tão simples.

Para que você possa avaliar que tipo de sistema de aplicação de etiquetas é melhor para você, aqui estão alguns pontos a serem considerados:

Como você aplica as suas etiquetas hoje?

Suponhamos que você já esteja usando códigos de barras ou etiquetas e esteja procurando explorar novas opções para melhorar o seu processo de fabricação. Nesse caso, o primeiro passo é determinar qual é o seu método atual de etiquetagem. Você tem um recurso dedicado à aplicação de etiquetas ou usa a mão de obra dos seus funcionários? É importante entender como você etiqueta e quais tipos de desafios você enfrenta para poder determinar a viabilidade de um processo automatizado para a sua fábrica.

De quantas etiquetas estamos falando?

Como você pode imaginar, a necessidade de aplicar algumas centenas de etiquetas por dia versus a necessidade de aplicar algumas milhares ou mesmo centenas de milhares levará a soluções de etiquetagem muito diferentes.

Existem aplicadores de etiquetas básicos e baratos, como o Cab A +1000, que ficam sozinhos em uma bancada e exigem pouco planejamento ou comissionamento; eles são ótimos dependendo da quantidade de etiquetas necessárias.

No outro extremo do espectro estão os sistemas que lidam com fluxos de trabalho maiores, aplicando milhares de etiquetas por dia. A Computype lançou recentemente o Chromaffix, um aplicador de etiquetas para banda de rodagem que se integra diretamente às suas linhas de fabricação. Um sistema de automatização como esse, acompanha o ritmo acelerado de produção de pneus, sendo capaz de aplicar uma etiqueta a cada 2 segundos.

A forma física do ativo ao qual a etiqueta deve ser aplicada pode também fazer uma grande diferença, pois alguns sistemas aplicam somente em objetos planos ou cilíndricos. Um bom ponto de partida ao pesquisar a automatização de etiquetagem é determinar a quantidade de etiquetas necessárias.

O que você espera conseguir com a automatização de etiquetas?

Mais especificamente, por que você quer automatizar o seu processo de etiquetagem? Estes são alguns dos motivos pelos quais os nossos clientes normalmente procuram uma solução de etiquetagem:

  • Reduzir o trabalho manual
  • Melhorar a precisão no que diz respeito ao posicionamento das etiquetas
  • Reduzir erros associados à etiquetagem
  • Integrar o processo de etiquetagem às linhas de produção ou aos fluxos de trabalho existentes

Os seus objetivos determinarão que tipo de aplicador de etiquetas é melhor para você.

Você precisa de um sistema que, além de aplicar, imprime etiquetas?

Alguns sistemas de aplicação de etiquetas também fazem impressão. Outros sistemas, como o PL100i, são projetados para aplicar uma etiqueta já impressa ou para realizar corte e vinco. Se sua estratégia de etiquetagem exigir dados variáveis ​​(data, código do lote, informações específicas do produto, etc.), precisaremos considerar um sistema que, no mínimo, imprime informações sob demanda antes de realizar a aplicação automática. Se a sua estratégia de etiquetagem exige o uso de cores – digamos, para incluir o seu logotipo – precisaremos levar isso em consideração, já que nem todos os aplicadores de etiquetas têm a capacidade de imprimir em cores.

Qual é o seu orçamento?

Com base em tudo o que discutimos acima, não é de surpreender que o investimento em um sistema de aplicação automático de etiquetas possa variar, dependendo, por exemplo, do seu ritmo de produção e dos seus requisitos de conectividade.

Normalmente, os sistemas de automatização de etiquetagem podem variar de US$ 20.000 a US$ 200.000. Ao considerar a justificativa comercial para um sistema de aplicação de etiquetas, é útil pensar nos custos de oportunidade: qual seria o custo de um erro de etiquetagem ou de um ativo  permanecer sem etiqueta?

Em suma, os aplicadores automáticos de etiquetas podem reduzir muito ou mesmo substituir totalmente a etiquetagem manual. O tipo de sistema ideal para você dependerá de vários fatores, como objetivos, setor, processo de fabricação, quantidade de etiquetas etc.

Aqui na Computype, temos ajudado os nossos clientes a melhorarem os seus processos de fabricação através da automatização de etiquetagem por mais de 40 anos. A nossa Equipe de Serviços Globais e os nossos Engenheiros de Equipamentos podem ajudá-lo a determinar qual aplicador tem o potencial de maximizar o seu negócio, orçamento e objetivos futuros.

Para discutir os seus desafios atuais de etiquetagem com um dos nossos profissionais, clique aqui.

O que é um aplicador automático de etiquetas? Descrição detalhada.