Etiquetagem manual e automatizada para banda de rodagem: 5 questões a serem consideradas

O que considerar na hora de escolher entre um sistema de etiquetagem automatizado e manual?

Ao falarmos com clientes em potencial, percebemos que muitas pessoas não estão cientes das opções de etiquetagem para banda de rodagem automatizada que existem por aí. Embora a etiquetagem manual seja uma solução testada e comprovada na qual muitas empresas ainda confiam, há várias maneiras de automatizar o seu processo de etiquetagem de forma a beneficiar a sua empresa. Dentro do ambiente correto, uma solução de etiquetagem automatizada pode economizar tempo e dinheiro, preservando, ao mesmo tempo, a qualidade do produto final. Há várias questões a serem consideradas para decidir entre uma estratégia de etiquetagem automatizada ou manual. Se você está se perguntando qual método é o mais adequado para você, aqui estão algumas delas:

1.Preço

Palavras como “automatização” e “mais rápido” tendem a nos fazer pensar em “mais caro”. Mas pense no que você já está gastando com o seu processo de etiquetagem. Se você estiver trabalhando com um processo de etiquetagem manual, o valor que você gasta com tempo e mão-de-obra pode ser maior do que gastaria com um sistema automatizado. O financiamento de um processo de etiquetagem manual é uma despesa contínua, já que você deve cobrir o custo dos seus funcionários, bem como os custos causados ​​por desperdício e erro. Apesar de o preço de um sistema automatizado parecer assustador à primeira vista, a sua economia final poderá ser maior. Não só isso: descobrimos que um sistema totalmente automatizado pode render um ROI impressionante de 6 meses! No entanto, se você estiver trabalhando com volumes reduzidos, o seu ROI será muito mais longo, tornando a etiquetagem manual a melhor opção para você.

2.Espaço

Embora muitos sistemas automatizados sejam bastante compactos, eles ainda ocupam um certo espaço dentro da sua fábrica. Se o seu espaço é restrito, isso pode ser um fator determinante para você. Cogite agendar uma vistoria com o seu provedor de automatização de etiquetagem. Esse serviço pode ajudá-lo a entender os diferentes níveis de automatização disponíveis e se eles se encaixarão dentro do seu espaço de trabalho. No entanto, se o espaço continuar a ser um problema e se você estiver trabalhando com poucos produtos, um sistema totalmente automatizado pode não ser uma solução adequada para as suas necessidades.

3.Velocidade

A aplicação correta de etiquetas à mão pode ser uma tarefa fastidiosa e demorada. Em média, a aplicação manual de etiquetas leva cerca de 10 segundos por pneu. Um sistema de etiquetagem com impressão e aplicação totalmente automatizado pode identificar e etiquetar cinco pneus dentro do mesmo espaço de tempo, mantendo uma velocidade constante de 2 segundos por pneu. A confiabilidade de um sistema automatizado também economizará o seu tempo – considere o quanto  você perde durante intervalos e afastamentos médicos ou com o retrabalho decorrente de erro humano. A redução do tempo gasto exclusivamente na etiquetagem oferece a você a oportunidade de gastar mais tempo com a sua visão geral, permitindo que a sua marca cresça.

4.Legislação

As leis e regulamentações que prescrevem uma etiquetagem para banda de rodagem com precisão e consistência existem em todo o mundo. Países como a Europa, o Japão e os Estados Unidos adotaram diretrizes oficiais para o cumprimento de tais legislações. Como uma empresa global, entendemos a necessidade de estarmos em conformidade com as diferentes práticas e requisitos do mercado internacional, deixando pouco espaço para erros. Se a sua empresa for obrigada a seguir qualquer uma dessas restrições, a etiquetagem manual pode se tonar uma vulnerabilidade para você. Nesse caso, a precisão e a consistência de uma solução automatizada podem amenizar essas preocupações.

5.Qualidade

Quando se trata de qualidade, não há espaço para comprometimento. Você dedicou tempo e atenção ao aperfeiçoamento do seu produto e as suas etiquetas precisam alcançar esses mesmos padrões. A verdade é que a aplicação manual de etiquetas cria espaço para erros e desperdícios dispendiosos. A diligência exigida de um trabalhador na aplicação manual de etiquetas de forma a manter o mesmo nível de qualidade de um aplicador automatizado leva tempo – tempo esse que o funcionário poderia estar dedicando a tarefas mais importantes. Com um aplicador automático de etiquetas, você pode contar com etiquetas posicionadas perfeitamente de forma consistente. Ritmos de produção consistentes são cruciais, pois permitem prever e analisar os seus processos com confiança, ajudando o seu planejamento estratégico e expandindo os seus negócios.

 

Há muitos fatores a serem considerados e a maioria deles apontam para o potencial que uma estratégia de etiquetagem automatizada tem de melhorar a sua empresa. A Computype pode fornecer consultas gratuitas e auditorias in loco para ajudar a determinar qual solução de automatização é melhor para você. O nosso suporte técnico especializado faz com que você sempre tenha a ajuda necessária para manter as suas linhas de fabricação em funcionamento. Podemos ajudá-lo com as opções de preços, estratégias de integração e outras práticas recomendadas para garantir uma transição tranquila e bem-sucedida. Com a nossa ajuda, a automatização pode transformar o seu processo de etiquetagem.

 

Para saber mais sobre a etiquetagem automatizada para banda de rodagem, veja este vídeo e confira a nossa unidade Chromaffix.

O que considerar na hora de escolher entre um sistema de etiquetagem automatizado e manual?