Como garantir a integração adequada da automatização de etiquetagem

A substituição dos processos manuais de etiquetagem (seja para talão com código de barras ou para banda de rodagem) por sistemas automatizados vem com uma série de benefícios—alguns deles são: o aumento da produtividade, a redução de erros, o aperfeiçoamento da imagem da marca e o aprimoramento da precisão. Esses benefícios não são realizados com um simples comando, pois exigem um planejamento detalhado, feito juntamente com uma parceira de automatização de etiquetagem, e uma compreensão completa da linha de produção, da comunicação de dados e das metas do sistema. A automatização de etiquetagem tem a capacidade de reduzir ou até mesmo substituir a intervenção humana, além de eliminar o desperdício e definir o padrão para uma estratégia da Indústria 4.0 protegida contra a obsolescência. Mas antes, você deve considerar os seguintes fatores—abaixo está a nossa lista de verificação para garantir uma integração adequada e eficiente da automatização de etiquetagem aos processos de fabricação existentes:

  • A automatização de etiquetagem não deve acrescentar uma etapa ao seu processo de fabricação, mas agilizá-lo. Considere a integração da aplicação de etiquetas para que você não esteja simplesmente substituindo uma etapa manual por uma etapa automatizada.
  • Determine se todos os elementos de dados são contabilizados no que diz respeito à impressão e à aplicação de etiquetas. Por exemplo, caso você esteja considerando automatizar tanto a impressão quanto a aplicação de etiquetas para banda de rodagem, pergunte-se: de onde virão os dados variáveis de cada etiqueta? Uma opção é escanear os dados a partir da etiqueta para talão com código de barras e imprimi-los diretamente na etiqueta para banda de rodagem—que vem com a marca da empresa pré-impressa—antes que ela seja aplicada automaticamente no pneu.
  • Há valiosos benefícios—como o aumento da produtividade e o melhoramento da comunicação—associados à instalação de um sistema de aplicação de etiquetas na linha de produção. A principal forma de medir o sucesso da instalação é através da redundância do sistema. Idealmente, não deve ocorrer a paralisação da linha de fabricação. Por isso, tomar medidas preditivas com o fim de assegurar a interconexão reduzirá as chances de os pneus empilharem ou terem que esperar na próxima etapa do processo.
  • A verificação feita após a aplicação da etiqueta funciona como um ponto de controle no seu processo de fabricação. Verificar que a transferência das informações contidas nas etiquetas tenha sido feita de forma adequada, garante a precisão dos dados e elimina os erros e o retrabalho mais adiante no processo.
  • Definir as suas expectativas com relação às velocidades do sistema e às metas de produção é fundamental para a integração eficaz e eficiente da automatização de etiquetagem. Conforme discutido acima, as linhas de produção devem mover-se de forma coesa, mantendo o mesmo ritmo dos outros componentes do processo de fabricação. Garantir que as velocidades de impressão, dispensação e aplicação de etiquetas sejam compatíveis com a linha de fabricação é fundamental para a sua eficiência.
  • Pensar no lugar onde o componente de aplicação de etiquetas será instalado também é fundamental para o sucesso do seu projeto, assim como decidir a capacidade do seu futuro imóvel ou economizar espaço valioso no seu imóvel atual pode afetar de maneira positiva as suas iniciativas gerais.

A aplicação automática de etiquetas, além de definir o padrão para a adoção de uma estratégia da Indústria 4.0, pode trazer benefícios à produção e à produtividade e proporcionar resultados mais precisos. Garanta um processo eficiente e simplificado através de uma parceria com um integrador de automatização de etiquetagem experiente, nunca se esquecendo de considerar os fatores listados acima. Para saber mais sobre como integrar a automatização de etiquetagem à sua linha de fabricação, contate um dos nossos especialistas ainda hoje.

Como garantir a integração adequada da automatização de etiquetagem