Como a automatização de etiquetagem ajuda a estabelecer uma base sólida para a Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é a prioridade daqueles que atuam na indústria de pneus. À medida que a pressão da competitividade aumenta, a necessidade de ajustar e melhorar o processo de fabricação também aumenta. Quer dizer então que você tem que adotar todas as novas tecnologias e revisar todo o seu fluxo de trabalho? A boa notícia é que através da expansão da sua infra-estrutura de código de barras, você pode obter benefícios imediatos.

1. Olhe para a automatização de etiquetagem de forma diferente

Tradicionalmente, a automatização de etiquetagem é vista como um processo independente, que ocorre separadamente do fluxo de trabalho geral de uma fábrica de pneus, acrescentando uma etapa interruptiva à linha de produção. Hoje, porém, existe uma tecnologia de automatização de etiquetagem que se integra diretamente às linhas de fabricação e acompanha o ritmo de produção. Essa tecnologia abre portas para melhorias no gerenciamento de dados e nas estratégias de comunicação. Bem-vindo, processo de fabricação simplificado!

2. Faça com que a sua infra-estrutura de código de barras trabalhe a seu favor

Ao incluir a automatização de etiquetagem no seu processo de fabricação, você estará aproveitando a tecnologia de código de barras que você já tem e conhece. Um sistema robusto de automatização de etiquetagem digitaliza os dados fornecidos pela etiqueta para talão com código de barras e, em seguida, produz e aplica a etiqueta para banda de rodagem correspondente, tudo isso enquanto o pneu desloca-se pela linha de produção no ritmo certo para a sua fábrica. A capacidade de automaticamente escanear e verificar os dados após a aplicação da etiqueta também é importante, pois garante precisão antes que o pneu se mova para a próxima etapa do processo.

3. Não pense demais

A adoção de uma estratégia da Indústria 4.0 pode parecer intimidadora quando começamos a incorporar conceitos como “sistemas físicos cibernéticos”, mas, na verdade, o aumento da produtividade através da automatização de etiquetagem e da infra-estrutura de código de barras existente pode ser bastante fácil. Escolha uma empresa que ofereça opções de serviço, treinamento e suporte. Uma parceira que entende as suas necessidades e objetivos e que é capaz de personalizar uma solução de automatização de etiquetagem, provavelmente fornecerá a melhor opção para a sua empresa.

A potencialização dos seus investimentos e da sua infra-estrutura é uma maneira econômica de estabelecer uma base sólida para uma futura estratégia da Indústria 4.0. A automatização de etiquetagem permite que você obtenha benefícios associados à redução da mão-de-obra, precisão do posicionamento das etiquetas, gerenciamento de dados e ritmo de produção de modo fácil e rápido.

Para saber mais sobre como as estratégias de automatização de etiquetagem apoiam a Indústria 4.0, baixe o nosso informe técnico.

utilizando códigos de barras e automatização de etiquetagem para gerar benefícios à altura da Indústria 4.0